Artigos

O que fazer se a CNH for suspensa?

Quando um condutor comete uma infração de trânsito, estará sujeito a pagar uma multa, perder pontos em sua carteira de habilitação e em alguns casos ter a CNH suspensa, dependendo da gravidade da infração cometida.

A carteira de habilitação será suspensa quando o condutor acumular 20 pontos no período de 12 meses ou quando o motorista cometer as chamadas faltas autossuspensivas, neste caso o motorista terá sua carteira de habilitação suspensa imediatamente. Dirigir sobre efeito de álcool é o exemplo mais conhecido desse tipo de falta.

O motorista poderá recorrer entrando com um pedido de análise perante o Detran, após a análise o órgão irá emitir um parecer, caso o motorista discorde do parecer emitido, ainda poderá recorrer ao JARI e posteriormente ao CETRAN, caso ainda discorde o condutor poderá recorrer judicialmente contratando um advogado especializado.

No momento que a CNH é suspensa ou cassada, o tempo para poder voltar a dirigir poderá variar de 6 a 12 meses, conforme a gravidade da infração, se for reincidente este prazo poderá chegar a 2 anos. Para poder dirigir novamente, será necessário que o condutor faça um curso de reciclagem após cumprir o prazo estabelecido por lei, porém se a carteira de habilitação foi cassada, o motorista deverá refazer sua CNH novamente em um CFC.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email